terça-feira, 17 de setembro de 2013

FOBIA e Psicoterapia Psicanalítica


A fobia (do grego phobos: fuga) é o medo intenso de algo ou alguma situação real ou imaginária. Ela faz com que a pessoa evite o objeto de seu medo, o chamado objeto fóbico, sendo que o contato com este gera inúmeros sintomas de ansiedade como: angústia intensa, descontrole emocional, vontade de fugir, aumento de suor, diminuição da salivação, taquicardia, entre outros.

Existem diversos tipos de fobias: como a fobia social, a fobia médica, agorafobia (medo de estar em lugares abertos ou com muitas pessoas), acrofobia (medo de lugares altos), aracnofobia (medo de aranhas), hidrofobia (medo da água) e muitas outras.
A Psicanálise parte do princípio da existência do inconsciente. No nosso dia a dia, criamos significados para tudo o que vivemos, desejamos, pensamos, assim como para nossos comportamentos, intenções e sensações físicas que temos ao longo do dia. Esses significados, que podemos chamar aqui de representações, são guardados no nosso inconsciente, por isso não temos consciência ou acesso direto a eles. Muitas vezes, para experiências da nossa infância, ou mesmo de nossa vida adulta, criamos representações (fantasias inconscientes) distorcidas da realidade, o que acaba fazendo com que nossas atitudes sejam baseadas numa visão equivocada da realidade. A fobia é uma distorção da realidade, pois quem a tem, vê um objeto ou situação de modo muito mais ameaçador do que realmente é.

Como tratamento, geralmente une-se o uso de medicamento para controle da ansiedade e o acompanhamento psicológico, de forma a oferecer um espaço de acolhimento para o sofrimento do paciente e possibilitar a produção de novos significados para as representações distorcidas deste. A psicoterapia psicanalítica tem como objetivo observar o paciente, investigar suas questões inconscientes e interpretá-las para que façam sentido para o paciente e este possa se reinventar, mudando sua visão, pensamentos e atitudes.

Texto de:

               Nayara Cristina Cavalheiro
Psicóloga
CRP: 06/114227

Nenhum comentário:

Postar um comentário